Imagem retirada do Instagram @marisaad
A era digital e os avanços da tecnologia em conjunto com a rápida globalização foram os grandes responsáveis pelo maior alcance e dissipação de informação ao redor do mundo. Hoje, as pessoas adquiriram o costume de compartilhar momentos do cotidiano em aplicativos de comunicação e a troca fluida nesse meio transformou as redes sociais em muito mais que um espaço de lazer. Além de facilitarem a comunicação entre as pessoas e a criação de comunidades que compartilham dos mesmos interesses, as redes geraram muitas oportunidades de emprego e abriram portas para novas profissões no mercado.
A influência digital como serviço
Reconhecidos como Digital Influencers, são pessoas que criam conteúdo de sucesso e conquistam um público fiel e engajado que se identificam com os assuntos compartilhados nas plataformas. Essa nova profissão tomou conta das redes sociais e dentro desse meio foi possível para os criadores de conteúdo transitarem entre as mais diversas temáticas (futebol, conhecimentos gerais, moda, beleza, ciências políticas e etc.) e também entre os diferentes públicos interessados.
Capazes de influenciar pessoas através da produção de conteúdo para as redes, ao contrário do que muitos pensam, o trabalho de influencer recentemente se tornou profissão e como outros empregos “mais convencionais”, exige toda regulamentação relacionada a constituição de empresa, pagamentos de tributos, contratação de pessoas…. Mas há um ponto MUITO relevante e que merece especial atenção: a proteção da marca somente é possível por meio do seu respectivo registro.
Para entender melhor quais os benefícios ao se protegerem por meio da obtenção do registro de marca, que tal dar uma olhada no nosso vídeo especial sobre esse tema? É só clicar aqui
Exploração dos Influencers Digitais no mercado
Pelo vasto leque que o ambiente digital disponibiliza para exploração e criação de conteúdo, é de extrema importância que os influenciadores digitais tenham orientação e proteção de todos os tipos de ativos intelectuais criados, desenvolvidos ou utilizados, começando pelo próprio nome artístico (muitas vezes utilizado o nome original da pessoa), chegando até mesmo às criações e projetos desenvolvidos com a temática de conteúdo gerado nos perfis.
Como exemplo, é possível citar, as blogueiras e influenciadoras do ramo de beleza que criam e produzem suas próprias marcas de produtos e linhas de lançamento no mercado. Nesse cenário, o título escolhido para as linhas tanto como os nomes de produtos, desde que sejam distintivos o suficiente, podem e devem ser protegidos a partir do registro das respectivas marcas. Tamanha importância do processo de registro de marca citado nos países interessantes para comercialização e produção pois apenas a partir do registro adquirido, é possível explorar a marca com exclusividade total e proteção suficiente contra cópias dentro do mesmo ou correlato ramo de atuação.
Influencers e as parcerias entre marcas
Todo esse reconhecimento e alcance a partir das plataformas digitais acaba gerando mais visibilidade e atraindo outras marcas e empresas interessadas em posts de publicidade e parcerias na criação e divulgação de produtos. As marcas investem cada vez mais em marketing de influência com os profissionais influencers e pode-se mencionar que essa é a principal fonte em que geram renda própria, por esse motivo é tão importante que essa troca entre marcas seja realizada da maneira mais segura possível.
Para exemplificar essa relação entre Influencers e outras marcas, temos os exemplos de digital influencers do ramo da beleza como a famosa Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, bem como Mariana Saad, Bruna Tavares, Mari Maria etc.; em que todas realizam parcerias e desenvolveram seus próprios produtos de maquiagem em conjunto com outras marcas especializadas no ramo da beleza como Payot, Océane, O Boticário etc.
Destaque no ramo de Influência: Mari Saad
Hoje como um dos maiores exemplos de influência digital no ramo da Beleza, a jovem Mariana Saad se destaca com grande repercussão de tendências e seus mais de 5 milhões de seguidores em suas contas de geração de conteúdo. No auge dos seus 26 anos, mais conhecida como Mari Saad, foi considerada pela Revista Vogue Brasil uma das cinco influencers digitais mais relevantes do Instagram no país e além disso, já foi citada pela Revista Forbes na famosa lista dos 30 empresários com menos de 30 anos de idade.
Com toda essa repercussão e alcance no mercado, a influencer que possui uma consultoria especializada, contém diversos registros de marca espalhados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial para explorar a marca de seu nome, produtos, linhas e campanhas pelo mundo. Em sua titularidade, existem processos em vigor que a protege da exploração do nome completo e sua variação como nome artístico Mari Saad entre distintas classes do ramo da beleza e exploração para entretenimento. Mas, além de toda essa proteção individual, a influencer também possui uma parceria com a marca Océane.
No ano de 2017, Mariana Saad lançou em parceria com a grande e renomada Océane, a linha Mariana Saad by Océane. O mais curioso e interessante nessa relação é que a marca Mariana Saad apenas disponibiliza seu nome para exploração, estampa em embalagens de produto e comercialização enquanto a marca de produtos de beleza Océane os produz e também tem direito de os comercializar. Mas como essa relação é possível?
Relação entre marcas e como se proteger nesses casos?
Quando falamos nesse contato direto entre marcas, é necessário mencionar que a relação estabelecida deve ser a mais segura e transparente possível, portanto a melhor maneira de estabelecer essa troca é contando com um profissional ou escritório especializado no tema de Propriedade Intelectual para orientar e desenvolver as melhores estratégias para maior proteção de ambas as partes.
É de extrema importância, que as marcas envolvidas na parceria possuam registros de marca para estabelecer relacionamentos seguros com outras marcas e para as protegerem quanto a cópias e aproximação de terceiros do ramo. Portanto, dentro desse cenário, os profissionais qualificados são capazes de desenvolver contratos de exploração de uso ou até mesmo licenciamento entre as marcas para que essa troca seja a mais preservada.
Benefícios da proteção intelectual no mundo dos Influencers
As vantagens de obter a maior proteção intelectual no meio da exploração digital só agregam valor ao patrimônio construído individualmente pelos empreendedores e influenciadores. Portanto, é possível afirmar que a proteção nesse meio é indispensável quando pensamos em expansão e maior alcance seguro com a sua marca no mercado.
O ambiente digital proporcionou mudanças e facilitou o acesso à informação para geração de novos modelos de trabalhos e oportunidades. Nesse cenário, podemos dizer que a facilidade com que as relações são estabelecidas só tendem a crescer e para um futuro seguro para cada empresa, é necessário que a proteção seja além do palpável e esperado, se resguardando de todas as formas e principalmente intelectualmente.