Imagem retirada do Instagram @bianca
Não é novidade alguma que o avanço da tecnologia e, consequentemente, o crescimento das redes sociais abriram portas para novas profissões e muitas oportunidades de trabalho. Nesse meio, milhares de marcas e pessoas ao redor do mundo se consolidam com maior facilidade no mercado e ampliam sua rede de alcance e clientes.
Dentre essa imensa rede de relações, chamamos de Influencers pessoas “comuns” que produzem conteúdos diversos e através deles influenciam e impactam seus próprios seguidores que se identificam com os temas abordados. Essa profissão foi recentemente reconhecida e, apesar de já fazer parte dos primórdios da internet, foi muito mais explorada na rede social de compartilhamento Instagram.
A influencer Boca Rosa
Como exemplo, a influencer digital Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, iniciou sua carreira na plataforma Youtube em 2011 com o intuito de ensinar uma legião de seguidores a se maquiar da melhor forma possível. Porém, o crescimento e alcance de seu conteúdo foi tanto que rapidamente refletiu e migrou para outras redes de compartilhamento e, hoje mesmo, Boca Rosa possui quase 15 milhões de seguidores fiéis que a acompanham em seu Instagram e aproximadamente 6 milhões em seu canal do Youtube.
Diga-se de passagem que a profissão exercida por Bianca, como qualquer outra, exige toda regulamentação relacionada a tributos e identificação de negócio principalmente como marca exclusiva. Portanto, em 2015, a fim de se proteger de cópias e garantir a exclusividade da sua marca, a influencer entrou com três pedidos de registro marca, que foram concedidos em 2018 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para a marca Boca Rosa ser explorada com exclusividade nas áreas de educação; apresentação de produtos por meios de comunicação a fim de comercialização; e, de antemão, produção de cosméticos, mesmo ainda sem fabricá-los.
Para entender melhor quais os benefícios que a influencer e outras milhares de pessoas buscaram, como investimento ao se protegerem por meio da obtenção do registro de marca, que tal dar uma olhada no nosso vídeo especial sobre esse tema? É só clicar aqui: As vantagens de obter o registro da sua marca.
A linha Boca Rosa Beauty by Payot
Com todo esse alcance e segurança, Bianca Andrade passou de apenas uma garota que compartilhava seu hobby na internet para se tornar uma grande visionária e empresária de sucesso, não demorou muito para a influencer inovar. No segundo semestre de 2018, ela lançou uma parceria com a famosa marca de cosméticos Payot, que não poderia ter usado outro nome: Boca Rosa.
Em conjunto com o grande sucesso já esperado pela linha para maquiagem e cabelos, durante parte do ano de 2020, Bianca participou do Big Brother Brasil. Foi o primeiro ano em que o programa admitiu famosos em sua participação e atingiu recorde em transmissões e acompanhamento de redes sociais profissionais. Nesse cenário, a influencer, em suas redes, administradas por uma equipe de marketing, explorou ao máximo a identidade visual da sua marca e nome para maior alcance e conversões de seguidores em clientes para a compra dos produtos “Boca Rosa Beauty by Payot”.
O mais interessante nessa história é que a marca Boca Rosa não exerce a fabricação propriamente dos produtos e nem os comercializa diretamente. O papel de Bianca Andrade nessa parceria envolve “fornecer” o seu nome, que já está consolidado no mercado, para divulgação e estabelecer uma parceria entre as marcas. Mas como isso pôde acontecer na prática?
Licenciamento de marcas
Por meio do Licenciamento de marcas, existe a possibilidade de um licenciado, ou seja, uma marca “alugar” os direitos de parte de uma propriedade intelectual protegida de um licenciador, que é o dono de outra marca. Dentre os direitos de parte dessa propriedade que estão abertos a serem explorados por meio dessa relação se incluem nome, imagem, logotipo, personagem ou composição de mais de um destes elementos. Foi exatamente o que foi estabelecido entre as marcas Boca Rosa e Payot para o lançamento da parceria Boca Rosa Beauty by Payot.
Nessa relação entre marcas, especificamente, temos a fabricação e comercialização explorada pela Payot e a utilização do nome Boca Rosa a fim de promover essa parceria de sucesso, agregando valor para a linha que teve um alcance inenarrável, além de promover um custo benefício de tirar o fôlego entre as partes.
Como funciona o Licenciamento entre marcas na prática?
Esse tipo de licença estabelecida entre marcas é muito mais comum do que imaginamos já que, por exemplo, estamos inseridos e em contato frequente com o grande mundo Disney que é considerado a maior marca licenciadora do mundo e fatura mais com o licenciamento do que com sua própria bilheteria de animação.
Entretanto, mesmo com essa familiaridade, é importante pontuar que o licenciamento de marcas só pode acontecer caso as marcas possuam o registro de marca ativo, válido em sua categoria correspondente. Esse registro é um título de propriedade que dá ao titular o direito legal de usar uma marca com exclusividade em determinado segmento, com validade em todo o território brasileiro.
Outro ponto a se destacar é que para que o processo de licenciamento seja bem conduzido, é fundamental que além de todo o suporte de marketing e de negócios, que um advogado ou escritório especializado em propriedade intelectual faça parte do time, pois ele poderá elaborar um contrato específico e que regulamentará todas as questões relacionadas com a exploração da marca, tanto sobre a sua reputação, como também sobre a remuneração (muitos conhecem como famoso “pagamento de royalties”, ou seja, uma porcentagem aplicada sobre todo o valor gerado com as vendas do licenciado.), forma de pagamento, prazos etc.
Mas, afinal, como essa licença pode contribuir para o meu negócio e marca?
Esse tipo de relação e exploração entre marcas deixa evidente que existem milhares de possibilidades no mundo da propriedade intelectual.
Vemos que, mais do que nunca, o registro de marca é imprescindível como investimento e proteção para que uma marca consiga crescer e possivelmente estabelecer parcerias com outras. A fim de maior visibilidade no mercado e consolidação da sua identidade visual, o licenciamento de marcas abre portas para um leque imenso de oportunidades de crescimento e sucesso.
Gabriela
Artigo muito bom, esclarecedor e informativo!
Renata
Muito bom!!! Ótimo conteúdo, muito bem escrito! Parabéns
Camila Lemos
Opa consegui encontrar as informações que estava
precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.
A importância do Registro de Marca para empresas
[…] disponibilizar o uso de sua marca for uma de suas estratégias de negócio, por um sistema de franquias, por exemplo, o registro […]